Mais de 126 mil doses da vacina contra a Covid-19 administradas nos Açores

Os Açores ultrapassam este fim de semana a fasquia dos 40 por cento da população vacinável, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Até ao final do dia 28 de maio, foram administradas nos Açores 126.130 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 79.832 pessoas (39,41%) com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 46.298 pessoas (22,85%) com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.  

À exceção do Corvo, onde o processo de vacinação está concluído, há centros de vacinação nas restantes ilhas a funcionar diariamente, sem interrupção. “Claramente o processo acelerou e os números comprovam isso mesmo” – disse hoje o Secretário Regional da Saúde e Desporto, em Angra do Heroísmo.

“Durante o dia de ontem, mais de três mil pessoas receberam a primeira inoculação da vacina, só em São Miguel, e estamos agora acima das duas mil inoculações diárias no arquipélago. Nos últimos oito dias, 20 mil pessoas foram vacinadas com a primeira ou segunda inoculações” – sublinhou Clélio Meneses, afirmando-se convicto de que “até final de junho próximo, 50 por cento da população possa já ter sido inoculada com a primeira dose”.

O Secretário Regional releva o esforço dos profissionais de Saúde em todas as ilhas, “trabalhando em Centros de Vacinação improvisados, à semelhança do que acontece no resto do mundo, aplicando competências para tornar este processo bem-sucedido, não havendo até ao momento, notícia de algo que tenho corrido mal nos centros de vacinação no arquipélago”.

O governante disse ainda que o Executivo prepara a inclusão de mais enfermeiros, muito em breve, na operação de vacinação em curso, por via de uma bolsa de profissionais disponíveis, criada para o efeito, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros.

AA/SRSD