Mais de 19 mil açorianos já levaram a vacina contra a Covid-19

O Secretário Regional da Saúde e Desporto visitou esta o Centro de Vacinação contra a Covid 19 em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, que abriu a porta oficialmente, na Vinha Brava. 

Depois do Corvo e do Faial, bem como da abertura de um espaço idêntico em Ponta Delgada, este é o 4º de género. O Secretário Regional da Saúde e Desporto visitou o Centro ao início da tarde, acompanhado pelo Diretor Regional da Saúde, e confirmou que até dia 15 e março, foram vacinadas no arquipélago 19.106 pessoas, com a primeira dose. Com a segunda dose estão já vacinadas 11.616 pessoas. Clélio Meneses confirmou igualmente a chegada de mais 5.850 doses de vacina da “Pfizer”, metade do que estava previsto.  

Instado a comentar o facto, Clélio Meneses referiu que o discurso do governo dos Açores vai no sentido de reivindicar mais vacinas “não no sentido de retirar a quem quer que seja do resto do território nacional… é no sentido de reforçar a vinda de vacinas para os Açores, considerando a nossa natureza ultraperiférica através daquilo que é o regime das ultraperiferias, aliás conhecido pela Comissária Europeia” – justificou 

O Secretário Regional anunciou a chegada de mais 40 mil doses de vacina da Pfizer no mês de abril, de acordo com a mais recente informação do governo da República. 

Instalado no Parque Multisectorial da Terceira, O Centro de Vacinação dispõe de amplo espaço, com salas de espera e recobro, e diversos gabinetes de inoculação da vacina e uma vasta área no exterior destinada a estacionamento. A operação decorre sob a orientação da Unidade de Saúde de Ilha. Está também prevista a abertura de estrutura semelhante na Praia da Vitória. 

No primeiro dia foram vacinadas 300 pessoas, no âmbito de uma operação que decorrerá esta semana, abrangendo os mais idosos, de acordo com o Plano Regional de Vacinação. 

AA/DRS