Mais de meia centena de casos positivos de covid-19 registados nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 51 novos casos positivos de Covid-19, sendo 44 em São Miguel, seis na Terceira e um nas Flores, decorrentes de 2.487 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e outras cinco em laboratório não convencionado. 

Em São Miguel, seis novos casos referem-se a viajantes, não residentes (quatro com análise positiva no rastreio de 6º dia e dois positivos no rastreio à chegada). Todos os restantes casos registados decorrem de transmissão comunitária. Assim, no concelho da Lagoa há 20 novos casos (13 em Santa Cruz, quatro no Rosário, dois em Água de Pau e um no Cabouco). No concelho de Ponta Delgada foram registados 12 novos casos (três na Fajã de Baixo, dois em São José, dois nos Arrifes e um em cada uma das freguesias de São Pedro, São Sebastião, Capelas, Remédios e Pilar da Bretanha). No concelho da Ribeira Grande há oito novos casos (dois no Pico da Pedra, dois em Rabo de Peixe, dois na Conceição, um na Matriz e um na Maia). No concelho de Vila Franca do Campo há quatro novos casos (três em Água de Alto e um em São Miguel). 

Na Terceira, três dos seis novos casos referem-se a viajantes (rastreio de 6º dia a um residente e outro não residente e rastreio à chegada a um residente). Um dos casos positivos agora diagnosticados na ilha originou nova cadeia de transmissão local primária na Praia da Vitória e outros dois estão ligados a uma cadeia anteriormente identificada. Assim, no concelho de Angra foram registados três novos casos (um na Sé, um em São Pedro e um em Santa Bárbara). No concelho da Praia da Vitória registou-se três novos casos (dois no Cabo da Praia e um nas Lajes). 

Nas Flores, o novo caso diagnosticado refere-se a um viajante interilhas, de São Miguel para as Flores, com análise positiva no rastreio de 6º dia. 

Também nas últimas 24 horas foram registadas 19 recuperações (ver quadro em anexo) e à data de hoje estão internados seis doentes, cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e um no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo. Nenhum destes doentes está em UCI. 

O arquipélago conta presentemente com 338 casos positivos ativos, sendo 311 em São Miguel, 15 na Terceira, seis no Pico, dois no Faial, dois em São Jorge e dois nas Flores. Estão ativas no arquipélago cinco cadeias de transmissão local primária, sendo uma no Faial, duas no Pico e duas na Terceira. Até ao presente foram extintas 204 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 2.032 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.631 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.118 pessoas. Faleceram 34, saíram do arquipélago 83 e 58 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 595.212 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença Covid-19. Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho corrente, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.   

AA/ARS