Mais fiscalização das ribeiras e sensibilização da população prioritárias na Proteção Civil na Praia da Vitória em 2022

A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou o reforço da fiscalização nas ribeiras do Concelho, sendo uma das prioridades do executivo para 2022.

A autarca, que intervinha na primeira reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória no seu mandato, adiantou que essa ação está já prevista no âmbito da revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Praia da Vitória.

“Essa revisão, contando com o contributo de todos, permite-nos atualizar o instrumento de gestão e continuar a melhorar as nossas ações de proteção civil. Esta cooperação entre todos é extremamente benéfica na garantia da segurança dos munícipes, a nossa principal prioridade”, adiantou Vânia Ferreira, na reunião que decorreu na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

O vice-presidente da Autarquia e responsável pelo pelouro da Proteção Civil, Ricky Baptista, reforçou “a constante necessidade de serem avaliadas as ribeiras do Concelho, uma situação muito recorrente na Praia da Vitória e que, infelizmente, é responsável pela maioria das situações que ocorrem, pondo em causa a segurança das pessoas e suas habitações”.

Outras das vertentes destacadas pelo edil praiense assenta na “sensibilização das crianças e comunidade para as medidas de autoproteção, considerando que a Proteção Civil começa em cada um de nós e que, só assim, será possível reforçar o bem-estar e qualidade de vida da população. Neste sentido, existe todo um conjunto de ações que devem ser transmitas nas escolas e com o apoio das juntas de freguesia chegar às pessoas e considerar as particularidades de cada local”.

Estão previstas ações de sensibilização nas escolas para o risco sísmico, assim como ações e palestras direcionadas às juntas de freguesias do Concelho, abrangendo temáticas relacionadas com a Proteção Civil a nível local; Riscos coletivos; Diagnóstico do estado das ribeiras, Boas práticas na utilização de produtos químicos na limpeza das vias, Corte de arvoredo, 112, Combate a incêndios, de entre outros temas e considerando as especificidades de cada freguesia.

Na reunião estiveram presentes, e além dos elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Presidência e Vice-Presidência da Câmara Municipal, e representantes dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana, do Gabinete de Prevenção de Acidentes (Base Aérea N.º 4), e da Capitania do Porto da Praia da Vitória.

Marcaram ainda presença elementos do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, do Centro de Saúde da Praia da Vitória, da Delegação de Saúde da Praia da Vitória, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Núcleo de Ação Social da Praia da Vitória, da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, da Delegação da Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, da Junta de Freguesia da Vila das Lajes, e da Direção Regional da Habitação e a Aerogare Civil das Lajes.

AA/CMPV