Marinha continua a acompanhar a situação do navio mercante incendiado ao largo dos Açores

O navio mercante “Felicity Ace”, cujos 22 tripulantes foram resgatados em segurança, permanece estável, a cerca de 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores. O fogo continua ativo a bordo do navio.

O navio patrulha oceânico NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, permanece no local a acompanhar a situação, não sendo visíveis, até ao momento, quaisquer vestígios de poluição na área.

Recorde-se que a Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou o resgate dos tripulantes que se encontravam a bordo do navio mercante “Felicity Ace”. O navio, que navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial nos Açores, encontra-se com fogo ativo no porão de carga.

​​A operação de resgate envolveu diversos meios, nomeadamente o navio patrulha oceânico da Marinha NRP Setúbal e de quatro navios mercantes que navegam na área. Foram também ativados meios da Força Aérea Portuguesa.

O navio, com bandeira do Panamá, transporta automóveis e emitiu o alerta esta quarta-feira.

Os 22 tripulantes não necessitaram de assistência médica à chegada, tendo sido encaminhados para uma unidade hoteleira local.

O armador do navio “Felicity Ace” está em contacto com o agente logístico no sentido de ser delineado plano de reboque do navio.

Até ao momento, não se regista qualquer foco de poluição.

AA/CZMA