Marinha prossegue acompanhamento de navio com incêndio a bordo ao largo dos Açores

O navio mercante “Felicity Ace” permanece estável, a 195 milhas náuticas a sul do ilha do Faial, sem focos de incêndio visíveis, permanecendo no local dois rebocadores em operações de arrefecimento.

​O navio patrulha oceânico NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, permanece no local a acompanhar a situação, como garante da segurança da navegação e vigilância da poluição do meio marinho, monitorizando permanentemente a estabilidade do navio. Até ao momento não foi detetado qualquer foco de poluição no mar. É visível a saída de fumos brancos do navio, que diminuíram consideravelmente.

Prevê-se que durante o dia 24 de fevereiro uma equipa de peritos, transportada por um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa, se desloque ao navio “Felicity Ace”, por forma a analisar as condições para a realização do reboque.

Também se prevê chegarem ao local mais dois rebocadores e pessoal especializado para dar continuidade ao plano de reboque do navio.

O navio mercante “Felicity Ace”, que navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial, sofreu um incêndio a bordo no passado dia 16 de fevereiro. Os 22 tripulantes foram resgatados e transportados em segurança para o aeroporto da Horta.

AA/Marinha