Mau tempo vai continuar a fustigar as ilhas dos Açores

A aproximação uma nova depressão, centrada a oeste do arquipélago e com deslocamento para sueste, leva a que as condições meteorológicas adversas se  mantenha em todas as ilhas.

Assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para todas as ilhas.

As ilhas do Grupo Oriental estão sob aviso amarelo devido à precipitação até às 12h00 do dia 6 de janeiro, que deverá ser por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Estas duas ilhas estão igualmente em alerta amarelo referente ao vento, que soprará de direção de leste, rodando para nordeste,  no período entre as 15h00 de terça-feira, 05 de janeiro e as 00h00 de quinta-feira,  07 de janeiro.

Já as ilhas do Grupo Central encontram-se igualmente sob aviso amarelo referente a precipitação, até às 06h00 de quarta-feira, 06 de janeiro, com precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Há ainda aviso amarelo, entre as 09h00 de terça-feira, 05 de janeiro e as 00h00 de quinta-feira, 07 de janeiro, para estas cinco ilhas, referente ao vento, que soprará de direção de quadrante leste.

O Grupo Central encontra-se igualmente sob aviso amarelo referente à agitação marítima, entre as 18h00 de terça-feira, dia 05 de janeiro as 12h00 de quarta-feira, 06 de janeiro, com ondulação de leste, passando a nordeste.

Quanto às ilhas do Grupo Ocidental, o aviso amarelo refere-se igualmente à precipitação, até às 00h00 de quarta-feira, 06 de janeiro, que poderá ser forte, podendo ser acompanhada de trovoada, assim como ao vento que soprará de sueste, rodando para leste, sendo o aviso válido entre as 09h00 de terça-feira, 05 de janeiro e as 18h00 de quarta-feira, 06 de janeiro.

Estas duas ilhas estão igualmente sob aviso amarelo devido à agitação marítima, entre as 06h00 de terça-feira, 05 de janeiro, e as 18h00 de quarta-feira, 06 de janeiro, sendo esperadas ondas de leste, passando a nordeste.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as devidas medidas de autoproteção.

AA/Gacs