Melhoria da eficiência energética da Piscina Municipal da Horta

Já se encontra assinado o auto de consignação da Empreitada de Melhoria da Eficiência Energética da Piscina Municipal da Horta, entre a Câmara Municipal da Horta, dono de obra, e a empresa que irá realizar os trabalhos, a IELAC – Instalações Especiais, Lda.

Trata-se de um investimento no valor de 702.123,55 mil euros, que permite valorizar um equipamento municipal relevante para a promoção da saúde e da atividade física e de bem-estar, no concelho, conforme referiu, nessa ocasião, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara da Horta.

“Queremos atualizar a nossa Piscina Municipal e adaptar o seu funcionamento à realidade do nosso tempo, assegurando uma maior eficiência energética e a consequente redução da pegada ambiental”, frisou José Leonardo Silva explicando que os trabalhos a realizar permitirão, no futuro, reduzir os custos fixos daquela infraestrutura municipal.

A intervenção a levar a cabo abrange, também, a intervenção na envolvente do edifício, na cobertura e em alguns vãos envidraçados.

O sistema de desumidificação da piscina será, igualmente, substituído por outro mais eficiente, com uma das caldeiras a gasóleo a dar lugar a bombas de calor com painéis termodinâmicos, para produção de água quente sanitária e aquecimento da água da piscina, bem como painéis fotovoltaicos, para produção de energia elétrica para consumo próprio.

Ao nível da iluminação, prevê-se a substituição das atuais luminárias por luminárias led.

Este projeto é cofinanciado por AÇORES 2020 na ordem dos 596.805,02€ prevendo-se a sua conclusão até agosto de 2021.

AA/CMH