Município atribui rádios de emergência a nadadores-salvadores das praias e zonas balneares de Ponta Delgada

O Município de Ponta Delgada, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, acaba de atribuir rádios portáteis de emergência aos nadadores-salvadores das praias e zonas balneares do concelho. Os novos equipamentos são cedidos à Associação de Nadadores Salvadores dos Açores (ANSA) até ao fim da época balnear, a 30 de setembro.

A assinatura dos termos de utilização, manutenção, entrega e devolução dos rádios portáteis ao Município foi antecedida por uma ação de formação destinada aos cerca de 70 nadadores-salvadores que asseguram a vigilância em Ponta Delgada

A ação de formação teórico-prática, coordenada por Pedro Azevedo e com a colaboração de Teresa Ferreira, do Serviço Municipal de Proteção Civil, visou capacitar os nadadores-salvadores para a utilização do rádio na comunicação entre estes e os coordenadores da ANSA, agilizando, deste modo, a resposta a situações de emergência.

Pedro Furtado, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada com o pelouro da Proteção Civil, destaca a “importância dos novos rádios para a salvaguarda da proteção e segurança dos banhistas que frequentam as praias e zonas balneares do concelho”.

O autarca sublinha o “contributo preponderante” dos nadadores-salvadores para o “reforço do sentimento de segurança dos banhistas”, expressando votos de que os novos equipamentos, que resultam de um investimento do Município de Ponta Delgada, “possam melhorar as condições de trabalho e de resposta a situações de emergência”.

O Município de Ponta Delgada tem seis praias e zonas balneares vigiadas sob a sua concessão: Praia das Milícias (São Roque); Praia do Pópulo (Livramento); Zona Balnear Forno da Cal (São Roque); Poços São Vicente Ferreira/Capelas; Praia dos Mosteiros e Poços Sul dos Mosteiros.

AA/CMPD