Município da Lagoa nos EUA para assinalar os 500 anos de elevação

O Município de Lagoa, representado por uma comitiva composta pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, e pela Vereadora da Cultura, Albertina Oliveira, esteve nos Estados Unidos da América, para assinalar as Comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade.

No âmbito dessa deslocação foi inaugurada a Exposição Fotográfica Itinerante, intitulada “Memórias Fotográficas de Lagoa”, no Southwoth Library, em Dartmouth, Massachusetts.

Esta mostra documental pretendeu resgatar as memórias coletivas relacionadas com o concelho de Lagoa, através da exposição de 44 fotografias alusivas a paisagens costeiras e rurais, vistas de núcleos urbanos e construções, datadas entre o século XIX e XXI, permitindo fazer uma comparação entre o passado e o presente.

Este momento contou com a participação de emigrantes das várias freguesias do concelho de Lagoa, sendo que, após a inauguração desta exposição, o Grupo Folclórico da Escola Portuguesa de New Bedford abrilhantou o evento com um momento musical e de dança.

A comitiva aproveitou ainda para visitar a empresa Northcoast, que pertence ao emigrante José da Ponte, onde foi possível constatar a vitalidade desta empresa familiar com ligações à Lagoa.

De referir que, a edilidade aproveitou a oportunidade para estreitar relações com as Câmaras Municipais das cidades geminadas com a Lagoa, entregando a sua medalha comemorativa dos 500 anos aos Mayors de Bristol, Dartmouth, New Bedford e Tauton.

Foi ainda possível reunir com o Cônsul de Portugal em New Bedford tendo sido abordadas algumas das preocupações da comunidade Lagoense emigrada nos EUA.

Esta deslocação pretendeu envolver ativamente todo o povo lagoense nas comemorações dos 500 anos de Lagoa, quer o residente no concelho, quer o radicado na diáspora, por forma a deixar uma marca indelével sobre a passagem importante e histórica desta ocasião.

AA/CML