Município de Ponta Delgada é líder exemplar na promoção da igualdade a nível regional

A Vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Ponta Delgada afirmou que o Município de Ponta Delgada, a nível regional, assume-se como “líder exemplar na promoção da igualdade entre todos os cidadãos e da não discriminação sob qualquer forma”.

Cristina Canto Tavares falava na abertura das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, subordinado ao tema “Os Sabores da Interculturalidade na Promoção da Igualdade”.

“Este Dia Municipal para a Igualdade reflete o desenvolvimento de práticas de cidadania e educação promotoras da interculturalidade e é um caminho para responder, de forma democrática, aos desafios de uma sociedade que se quer inclusiva e multicultural” – adiantou.

Neste sentido, a Vereadora defendeu como fundamental a “reflexão relativamente à diversidade cultural e a descentralização dos valores da nossa cultura no sentido de olhar a sociedade de forma diferente, nomeadamente as minorias”.

Segundo Cristina Canto Tavares, “é estrutural haver intervenções com vista à concretização de níveis crescentes de oportunidades e combate à discriminação”.

O Dia Municipal para a Igualdade, integrado no Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação de Ponta Delgada 2020-2023, tem como objetivo mostrar a intercuturalidade no concelho de Ponta Delgada como forma de promover a Igualdade.

O programa inclui a realização de sessões de “show cooking”, uma exposição de artesanato e música com a participação de artistas de vários vários países, nomeadamente Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Etiópia e Índia.

AA/CMPD