Município de Vila do Porto arranca com sessões de sensibilização ambiental em todas as escolas do concelho

O Município de Vila do Porto, na ilha de Santa maria, através do seu Gabinete de Ambiente, deu início a um conjunto de sessões de sensibilização relacionadas com a reciclagem na EB1/JI D. António Sousa Braga, envolvendo um total de 26 alunos/as.

A campanha que conta com o slogan “Reciclar para os Resíduos Valorizar”, desenvolve-se em parceria com o Centro de Processamento de Resíduos (CPR) de Santa Maria, cuja gestão está a cargo da Resiaçores, e consiste num conjunto de sessões de sensibilização, direcionadas à comunidade escolar e adaptadas a todos os níveis de ensino (do pré-escolar ao ensino secundário).

O objetivo principal consiste, por um lado, em sensibilizar as crianças e por outro, criar uma consciência ativa sobre como, o quê e o porquê de reciclar, numa perspetiva de que “reciclar não é um bicho de sete cabeças”, como se costuma insinuar na gíria popular. Paralelamente, as sessões visam chamar a atenção para a crescente produção de resíduos na ilha, com enfoque para a hierarquia da gestão de resíduos (prevenção, redução e reutilização).

Esta é uma das formas que o Município de Vila do Porto encontrou para desenvolver junto deste público estratégico na busca de melhores desempenhos nos pilares ambiental e social de sustentabilidade, bem como aproximar toda a comunidade à temática em questão, sobretudo pela grande potencialidade das crianças replicarem a mensagem às famílias. 

No final da atividade foram distribuídos por cada criança, um conjunto de Ecobags, composto por três sacos com cores identificativas, a fim de facilitar a separação seletiva doméstica. 

As sessões de sensibilização prolongar-se-ão até à segunda quinzena de novembro, abrangendo no primeiro período letivo, apenas as crianças dos níveis de ensino do Pré-escolar e Ensino Básico de todos os estabelecimentos de ensino do concelho.

AA/CMVP