Município de Vila do Porto associa-se à Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros 2020

O Município de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, associou-se, pela segunda vez consecutiva, à  19ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros 2020, que decorre de 16 a 22 de setembro.

Na edição de 2020, o tema central é “Emissões Zero – Mobilidade para todos” e reflete uma das metas da União Europeia de ser o “primeiro continente neutro em termos de clima e até 2050”, tal como estabelecido por Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, ao apresentar o European Green Deal (Acordo Verde Europeu).

O objetivo desta iniciativa centra-se na necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, dando especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva. 

Assim, de 16 a 22 de setembro, o Município de Vila do Porto promoverá um conjunto de iniciativas, em parceria com diversas entidades, por forma a chamar a atenção para a importância da mudança de hábitos ao nível da mobilidade.

Entre as atividades propostas encontram-se programas de rádio, palestras na plataforma ZOOM e histórias/testemunhos, em formato de video que serão divulgadas nas redes sociais do Município.

Para culminar, o dia 22 de setembro será dedicado ao “Dia Europeu sem Carros”, com o fecho da Rua Teófilo Braga ao tráfego motorizado, no troço compreendido entre o bar/restaurante “Garrouchada” e o “Café Mascote”, entre as 14:00 e as 20:00, convidando-se a população a usufruir deste espaço sem ruído e poluição do ar, a pé, bicicleta, hoverboard, skate, trotinetes elétricas e outros meios de transporte sustentáveis.

Para aceder às palestras promovidas na plataforma ZOOM deverão enviar um email para ambiente@cm-viladoporto.pt a solicitar o respetivo acesso.

AA/CMVP