Município de Vila do Porto cede prédio à Agência Espacial Portuguesa para projeto “Space Rider”

O Município de Vila do Porto irá ceder à Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, uma propriedade do terreno municipal, com vista à implantação das infraestruturas do projeto “Space Rider”, com impacto económico e social evidente ao nível do desenvolvimento concelhio.

Esta é também uma decisão que decorre após o período de prévia publicitação da intenção de doação sem que surgissem outros potenciais interessados relativamente ao prédio denominado “Areias”, situado no Aeroporto de Santa Maria com a área total de 23.735,44 m2, sendo área coberta de 254,00m2 e área descoberta de 23.481,44m2.

Segundo a Presidente, “importa reconhecer Santa Maria como um local privilegiado para o desenvolvimento do projeto espacial que não terá relevância apenas na nossa ilha, nos Açores, mas no país e no mundo”. “É por esse motivo que tudo o que estiver ao alcance da Câmara Municipal será feito e esta cedência de propriedade é mais um exemplo e prova desse caminho que queremos ajudar a construir para fazer de Santa Maria esse Ecossistema de Inovação Espacial na Europa”, sublinhou Bárbara Chaves.

AA/CMVP