Município de Vila do Porto promove Campanha de Sensibilização “Reciclar para os resíduos valorizar” no Canal HORECA

O Município de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, deu início à campanha de Sensibilização “Reciclar para os resíduos valorizar”, integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022, cuja primeira fase incidiu no canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés), sendo este setor responsável por uma fonte significativa de produção de resíduos, tornando-se imperativa a promoção de boas práticas para a prevenção e separação dos resíduos produzidos nestes estabelecimentos.

Esta campanha envolve a realização de um inquérito, cujo objetivo consiste em auscultar as necessidades de separação seletiva (papel/cartão, plástico/metal e vidro) deste setor e o grau de  satisfação com os serviços prestados pela autarquia, bem como sensibilizar o canal HORECA para a  importância da separação dos seus resíduos. Por forma a englobar todos os setores, será dada continuidade à campanha e de forma faseada, com o objetivo de alcançar diversas áreas de atuação.

Em 2023, o Município de Vila do Porto continuará a realizar a referida campanha de sensibilização junto dos estabelecimentos comerciais e, numa fase seguinte, à comunidade em geral, através de um contacto de proximidade com os munícipes, por forma a envolver e abranger os diversos públicos alvo.

O Município de Vila do Porto pretende, assim, informar e reforçar as regras de separação seletiva de resíduos, com vista ao aumento da quantidade e qualidade das embalagens separadas, e consequentemente alcançar o aumento da taxa de reciclagem no concelho.

AA/CMVP