“Muros com vida” dão início à campanha Açores Entre Mares 2022

A 23 de maio arrancaram as atividades inseridas na campanha regional Açores Entre Mares, promovida pelo Município das Lajes do Pico em parceria com Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.

Estas atividades, realizadas pelos alunos do 10º D e 11º C do Curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, acompanhados pelos seus docentes, Francisco Carneiro e Alexandra Teles, no âmbito do Projeto nacional “Muros com Vida” e como comemoração do Dia Europeu do Mar e “Dia da Eco-Escola”, deram mais vida e cor ao Jardim da Baleia através da pintura de espécies endémicas dos Açores.

O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros dentro do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de livre acesso e uso coletivo, nomeadamente em espaços emblemáticos do concelho, em locais de passagem e em edifícios requalificados. As pinturas devem enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos.

O Projeto “Muros com Vida” é lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.

O Projeto assenta no entendimento da importância da rua enquanto suporte das dinâmicas dos municípios e elemento estruturante e agregador do espaço público, como espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação e espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.

O Município, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.

AA/CMLP