Museu de Angra do Heroísmo apresenta “Retratos de Meros”

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, dia 22 de janeiro, pelas 15h00, na Sala do Capítulo do Edifício de São Francisco, a exposição “Retratos de Meros | Ilustração Científica de João Pedro Barreiros”.

Nesta exposição serão apresentados 40 desenhos originais de peixes ósseos pertencentes à família Epinephelidae, que conta presentemente com cerca de 160 espécies.

Por ocasião da inauguração, o ilustrador e professor universitário João Pedro Barreiros apresentará “Uma Breve Abordagem ao Meros do Mundo”, em que abordará as características emblemáticas, a distribuição geográfica, os comportamentos, a importância pesqueira e estado de conservação das espécies de meros retratadas.

João Pedro Barreiros nasceu em Lisboa a 21 de outubro de 1964, é oriundo de uma família macaense, tendo vivido em Angola e em Lisboa, mas optou por estudar e viver nos Açores no final do Ensino Secundário. Já licenciado em Engenharia Zootécnica, ingressa na Universidade dos Açores, como Assistente Estagiário, em 1991. Em 2001, conclui o Doutoramento em Biologia/Ecologia Animal e em 2008, sendo, atualmente, Professor Auxiliar com Agregação pela Universidade dos Açores, onde é docente de várias disciplinas nas Licenciaturas de Natureza e Património, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária e no Mestrado em Engenharia Zootécnica.

Autor e coautor de mais de 70 publicações em revistas internacionais com arbitragem científica, bem como de vários artigos de divulgação científica, crónicas e livros, tem direcionado a sua investigação sobretudo para predadores aquáticos nos Açores, Golfo da Guiné e Brasil onde, se tem dedicado à bacia Amazónica. Pertence a diversas associações nacionais e internacionais, nomeadamente à União Internacional de Conservação da Natureza, desde 2007, e à Academia de Marinha, como membro correspondente, na classe de Artes, Letras e Ciências, desde 2014.

AA/GRA