Museu Francisco de Lacerda promove apresentação do livro “O Mosteiro da Esperança de Ponta Delgada – o Património em Diálogo com a Sociedade”

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura e do Museu Francisco de Lacerda, na ilha de São Jorge, promove o lançamento do livro “O Mosteiro da Esperança de Ponta Delgada- o Património em Diálogo com a Sociedade” de Hélio Soares, que irá decorrer no auditório do museu, no dia 06 de agosto, pelas 21H00, com entrada gratuita e dirigido ao público em geral.

O livro é o resultado de um trabalho de investigação sobre a história do património cultural do Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada, fundado em 1541. É nesta antiga casa monástica que se venera a célebre Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres – Ecce Homo, que possibilitou que o mosteiro seja uma referência única no panorama nacional e regional.

Foi o propósito da investigação, revelar e valorizar o património cultural deste complexo monacal, procurando perceber o ‘modus vivendi’ das religiosas Clarissas, num percurso pelos séculos, materializado em espaços e objetos, realizando a sua interpretação e valorização, quer nos seus aspetos funcionais, quer devocionais.

Na dimensão devocional, realça-se a devoção à Imagem do Senhor Santo Cristo, através do seu tesouro, de objetos e rituais que lhe estão associados, porque a Imagem congrega os açorianos das ilhas e das comunidades emigrantes, gerando um conjunto de ritos individuais e coletivos.

O autor realiza uma reflexão sobre este imóvel a partir de fontes de arquivo nunca antes estudadas, com o objetivo de colocar o património em diálogo com a sociedade, através de uma proposta de musealização de alguns espaços e objetos.

AA/GRA