“Música nos Corações” está de volta ao Madalena Roteiro de Arte Pública

A artista Ana Paxeco voltou à ilha do Pico no âmbito do programa da nona edição do Azores Fringe Festival. Desta vez para fazer algo que já tinha feito uma vez, em 2015. Mas, assim, não aconteceu. Uma nova pintura mural surgiu, devido ao deterioramento da pintura original. Assim nasceu “Música nos Corações II” na fachada da Casa do Povo da Madalena.

“Este é o início do trabalho de levantamento que está a ser feito e dedicado ao Madalena Roteiro de Arte Pública, primeiro construído entre 2013 e 2017” expressa o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa. “Restaurar, retocar, refazer, deixar a natureza abraçar a obra de arte até o seu desaparecimento, esse é o trabalho do levantamento, com parecer dos artistas que criaram as obras, que a MiratecArts está a executar neste momento e pretende desenvolver desde esta primeira obra que foi conseguida com o apoio da Câmara Municipal da Madalena, e com outros parceiros pretendemos nos próximos anos continuar a desenvolver este projeto.” 

A artista, no evento de inauguração da nova peça, apresentou o conceito por detrás da pintura. “Composição gráfica com elementos da viola tradicional das ilhas, a Viola dos 2 Corações e o movimento rítmico do bailo da chamarrita, o círculo,” explicou Ana Paxeco. “A fita que une os corações no desenho original aqui une todo o conjunto de elementos gráficos que constituem o mural. A fita faz a ligação de todo o conjunto, é cinza como a terra do Pico, parte do geométrico para o orgânico representando o rebentar das ondas atlânticas.”

Ana Paxeco tinha primeiro pintado o mural no Madalena Roteiro de Arte Pública em 2015. Voltou ao Pico, com a MiratecArts, para participar com uma exposição no Montanha Pico Festival, inspirada pela sua primeira viagem à ilha montanha. Esta foi a sua terceira viagem aos Açores e pretende continuar a parceria com a MiratecArts. 

Artistas fazem propostas e, assim, participam no Azores Fringe, o festival mais democrático em Portugal, que este fim de semana encerra com o evento “A Folga” na Paim Bookhouse Gallery. 

AA/MiratecArts