No Dia do Sorriso, a MiratecArts lança o livro “Helena Amaral Sorrisos de Pedra”

Foi a 28 de abril, de 2015, que o projeto Sorrisos de Pedra de Helena Amaral arrancou entre a artista e a associação cultural com sede na ilha do Pico, MiratecArts. Para marcar sete anos de parceria, a entidade lança o livro “Helena Amaral Sorrisos de Pedra”. 

Repleto de fotografias por Pedro Silva, com imagens de algumas das esculturas que dão a volta à ilha montanha, assim acompanhando o Roteiro dos Sorrisos de Pedra, o livro de arte também destaca a vida e percurso da já aposentada professora, que agora dedica-se, a tempo inteiro, às suas duas paixões: a arte e a proteção de animais errantes. 

“Helena Amaral trabalha a pedra como quem escreve um poema”, anota Victor Rui Dores, um dos primeiros açorianos a escrever sobre a arte de Helena Amaral. O seu texto de 1997, para acompanhar uma exposição de pintura, que percorreu várias ilhas, também tem destaque no livro, assim como alguns momentos da artista durante o seu tempo em África, os anos na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa, e ainda os seus primeiros dias nos Açores. 

O livro “Helena Amaral Sorrisos de Pedra” chega ao público na quinta-feira, 28 de abril, de 2022, pelas 19h, na Biblioteca Municipal da Madalena. 

AA/MA