Nordeste assinala Dia Internacional da Mulher 

Em celebração do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, a Câmara Municipal do Nordeste inaugurou a exposição Mulheres “Panône”.

Um “Panône”, nome atribuído a um painel têxtil decorativo de suspensão em parede, com 97 rostos, bordados à mão de todas as partes do mundo, é a peça central e dinamizadora da exposição. É a partir das várias personalidades, nacionalidades e épocas nele representadas que se desenvolve a narrativa da exposição, tratando-se de uma peça centenária elaborada pela nordestense Exeolinda Pires Coelho.

A exposição também apresenta uma coleção privada de 86 bonecas de porcelana fina representativas dos costumes, tradições e etnias de todo o mundo com as respetivas indumentárias e trajes.

Durante o período de abertura ao público decorrerão várias sessões de debate e de esclarecimento acerca de várias temáticas alusivas à Mulher, dirigidas a públicos de variadas idades, numa zona criada para o efeito no âmbito da exposição, que estará aberta até 31 de maio.

Também para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal do Nordeste, enquanto parceira da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, promoveu uma ação de sensibilização para os direitos da mulher, o combate às desigualdades e à violência doméstica, direcionada a diferentes públicos.

AA/CMN