Nordeste inaugura exposição da artista Catarina Alves

A Câmara Municipal do Nordeste inaugurou a exposição “Manifesto ao Desperdício” da escultora Catarina Alves. A artista procurou com este trabalho a sensibilização ambiental através da arte, sendo a exposição itinerante e apoiada pela MUSAMI, além de contar com a colaboração especial do poeta Pedro Paulo Câmara.

A exposição, que pretende percorrer todos os concelhos da ilha de São Miguel, é o resultado de um trabalho de pesquisa e de experimentação, desenvolvido nos últimos anos por Catarina Alves, focado, por um lado, na problemática do excesso de resíduos como consequência do consumismo, e, por outro, na potencialidade dos resíduos enquanto matéria.

Na concretização das obras expostas foram usados diversos materiais, entre estes, papel, cartão, plásticos usados, resina, substrato orgânico, pozolana e pó de pedra, recorrendo, também, a material audiovisual para projeção de fotografia, vídeos e sons. Paralelamente às obras, encontram-se expostos alguns poemas de Pedro Paulo Câmara, e alguns gráficos com informação referente à gestão de resíduos em São Miguel.

A inauguração da exposição no concelho do Nordeste teve a presença de entidades locais, do diretor-geral da MUSAMI, Carlos Botelho, do vice-presidente da autarquia, Marco Mourão, e da vereadora Sara Sousa.

A exposição estará aberta ao público até 15 de junho, na Sala de Exposições do Município do Nordeste.

AA/CMN