Novas medidas para contenção da pandemia de Covid-19

O Governo Regional decidiu implementar entre o dia de hoje, 9 de novembro, e 30 de novembro, novas medidas de contenção da pandemia nos Açores.

Entre as medidas estão o encerramento de estabelecimentos de bebidas e similares, com espaços de dança; e, a partir das 22h00, dos bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo, com ou sem serviço de esplanada.

Também a partir das 22 horas, e até às 6 horas do dia seguinte, os postos de abastecimento de combustíveis devem manter o funcionamento, exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos.

Por outro lado foi determinado o encerramento dos centros de convívio e a suspensão de visitas a utentes de Estruturas Residenciais para Idosos, salvo situações excecionais, com limitação a um visitante, em horário restrito, e desde que observadas as regras de uso de máscara, de distanciamento físico e de etiqueta respiratória definidas pela Autoridade de Saúde Regional.

Para os trabalhadores da administração regional, incluindo institutos públicos e empresas públicas, em serviço, foi determinado que estão suspensas todas as deslocações, interilhas e para fora do arquipélago, salvo se absolutamente imprescindíveis.

Ficam também suspensas todas as deslocações ao arquipélago de entidades externas solicitadas pela administração regional, incluindo institutos públicos e empresas públicas, salvo se absolutamente imprescindíveis, desde que autorizadas pela Autoridade de Saúde Regional.

Está igualmente suspensa a realização de eventos públicos promovidos pela administração regional, incluindo institutos públicos e empresas públicas. Além disso, recomenda-se a todas as entidades públicas, nomeadamente autarquias locais, e privadas a não realização de eventos abertos ao público.

Também os eventos e competições desportivas veem suspensa a abertura ao público.

O Governo recomenda por outro lado às autarquias locais a sinalização junto das forças de segurança e entidades inspetivas competentes do não cumprimento das regras previstas no número anterior, bem como com das que decorram de orientações da Autoridade de Saúde Regional.

Já em relação às deslocações interilhas recomenda-se que as mesmas se limitem ao essencial, devendo cumprir as regras de uso de máscara, de distanciamento físico e de etiqueta respiratória definidas pela Autoridade de Saúde Regional.

AA/CMSRP