Palestra sobre historiador italiano que viveu na ilha das Flores

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove, a 9 de outubro, pelas 18h00, a realização da palestra “Pierluigi Bragaglia (1963-2020), o historiador italiano da ilha das Flores”, proferida por Vasco Medeiros Rosa, evento que assinala a inauguração da exposição bibliográfica com o mesmo título.

Autor de vários livros sobre os Açores, em particular sobre as ilhas do grupo ocidental, Pierluigi Bragaglia escreveu também o primeiro roteiro histórico-turístico do arquipélago em língua italiana, publicado em 1988.

O escritor italiano viveu na Ilha das Flores, onde foi pioneiro do alojamento local e do turismo de natureza, tendo escrito, entre 1994 e 1995, dois guias dos trilhos pedestres então existentes.

A propósito da reedição integral da obra de Pierluigi Bragaglia, intitulada “Tosão de Ouro. Açores, séculos XV-XXI”, o historiador Vasco Medeiros Rosa, que a organizou e editou, refere que esta palestra pretende dar a conhecer a “excecional figura deste historiador e aventureiro, dos seus trabalhos e do que eles contribuem para a consciência dos Açores, e a ação dos Açorianos, do século XXI”.

Na exposição sobre as obras do autor italiano, que estará patente até ao dia 16 de outubro, está contemplada a venda de livros de Pierluigi Bragaglia.

Vasco Medeiros Rosa, 63 anos, natural de Lisboa, editor, investigador literário e jornalista, publicou quatro livros sobre Raul Brandão e prepara, para 2023, a edição de “Ainda Raul Brandão. Trabalhos 2017-23”, reunindo artigos dispersos por revistas literárias, entre eles um dedicado a “As Ilhas Desconhecidas. Notas e Paisagens”. Atualmente prepara edição de inéditos de Pedro da Silveira e de Vitorino Nemésio.

Os interessados em assistir à palestra inaugural deverão inscrever-se através do número de telefone 295 401 000, ou enviando email com o seu nome e contacto para comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt (inscrições limitadas).

AA/GRA