Paulo Moniz quer extensão do sistema de monitorização de tráfego de navios nos Açores

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, fez ver ao Ministro do Mar “a necessidade urgente da abrangência às regiões autónomas do Sistema VTS (Vessel Traffic Service), que permite monitorizar o tráfego marítimo com precisão”, adiantou.

O social democrata lembrou que, em janeiro de 2020, “o governo abriu um concurso, visando a revisão e atualização do estudo das condições para a implementação dos subsistemas de VTS dos Açores e da Madeira e da sua integração no sistema VTS do Continente”.

Paulo Moniz quer saber “qual a previsão das datas de lançamento para o concurso de implementação destes dois subsistemas”, frisando que aquela tecnologia permite monitorizar o tráfego marítimo “de uma forma semelhante ao que acontece no controlo do tráfego aéreo”, explicou.

Da mesma forma, Paulo Moniz questionou o governante sobre “as verbas que estão, ou que vão ser, orçamentadas, naturalmente fruto desse estudo, cujo concurso foi aberto em janeiro do ano passado”.

E também para saber “quais são as fontes de financiamento para estes projetos, o Orçamento do Estado, o PRR ou o quadro comunitário plurianual?”, perguntou o deputado açoriano.

AA/PSD