Paulo Moniz questiona Ministro sobre apoio à pesca artesanal e sustentável nos Açores

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz questionou o Ministro do Mar sobre que medidas irão ser tomadas para apoiar a pesca artesanal e sustentável na Região, com o objetivo de preservar a biodiversidade marinha do arquipélago e a persecução do ‘Green Deal’ Europeu.

O deputado açoriano salientou que os Açores são, a nível europeu, “um dos melhores exemplos de ecossistemas marinhos equilibrados”, cujos pescadores usam artes de pesca respeitadoras da biodiversidade marinha.

Paulo Moniz lembrou que, segundo a Comissão Europeia, aumentar as áreas protegidas “é um imperativo económico”, dado que preservar as reservas de espécies marinhas pode aumentar os lucros das Pescas “em mais do que 49 mil milhões de euros”.

“De acordo com a Comissão Europeia, cada euro investido na proteção dos ecossistemas marinhos tem um retorno de três euros. Seria importante que a Presidência Portuguesa da União Europeia apresentasse como bom exemplo os Açores, cujo ecossistema é único e deve ser preservado, com os investimentos necessários”, concluiu.

AA/PSD