Pesca turismo tem vindo a crescer nos Açores

O Diretor Regional das Pescas afirmou que a pesca turismo tem vindo a crescer nos Açores, salientando que o arquipélago foi “uma das primeiras regiões na Europa a regulamentar a atividade”.

Luís Rodrigues adiantou que, “em 2019, registou-se o número máximo de pedidos, com 18 embarcações a serem licenciadas para esta atividade”.

O Diretor Regional, que falava por videoconferência, na 1.ª Jornada Internacional de Turismo Marítimo e Pesca-Turismo, referiu ainda que “quase todas as ilhas dos Açores já têm embarcações licenciadas”.

Segundo Luís Rodrigues, esta atividade “é importante para a promoção de uma cultura de respeito pelos oceanos e pelos recursos marinhos, para além de dignificar as comunidades piscatórias, contribuindo para a proteção do património material e imaterial da pesca”.

 O Diretor Regional, que falava no painel ‘Contribuição do Turismo na Pesca Sustentável’, destacou a isenção de taxas no licenciamento como “uma medida do Governo dos Açores para incentivar esta atividade” nas comunidades piscatórias da Região.

Luís Rodrigues referiu ainda a implementação nos Açores de Medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), através da criação de Grupos de Ação Local da Pesca, “que envolvem, de forma ativa, as associações do setor de todas as ilhas”.

A 1.ª Jornada Internacional de Turismo Marítimo e Pesca-Turismo foi organizada pelos Grupos de Ação Local para a Pesca em Espanha, com apoio da Xunta de Galicia e contou com cerca de duas centenas de participantes online.

AA/Gacs/ foto@DR