Plano Municipal de Juventude de Ponta Delgada

A Câmara vai avançar com a elaboração do Plano Municipal de Juventude de Ponta Delgada 2022-2026. A autarquia, presidida por Maria José Lemos Duarte, acaba de formalizar a adjudicação da elaboração deste importante documento à NORMA-Açores.

O Plano Municipal de Juventude de Ponta Delgada tem como principal objetivo auxiliar a autarquia na definição e no planeamento de uma melhor estratégia de intervenção para este público alvo.

O objetivo é promover estratégias para reconhecer os jovens no processo de desenvolvimento, procurando implementar ações e projetos que promovam a sua participação ativa e efetiva no concelho.

O acordo em referência foi assinado entre o Vereador Paulo Mendes, que tutela a Juventude, e os administradores da NORMA-Açores (Sociedade de Estudos de Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A), Carlos Bernardo da Silva e Mário Velez da Silva Domingues.

Na altura, Paulo Mendes afirmou que o Plano Municipal de Juventude visa “dotar o Município de um documento orientador, com uma visão integrada e materializada num conjunto de ações visando melhorar as políticas públicas municipais e, consequentemente, promover a melhoria de vida dos nossos munícipes e, neste caso concreto, dos mais jovens”.

“O Plano envolverá áreas tão diversas como Empregabilidade e Empreendedorismo, Educação e Formação, Saúde e Bem-Estar, Criatividade e Cultura, Coesão Social, Participação Cívica, Juventude e o Mundo, Voluntariado” – adiantou o Vereador que detém o pelouro da Juventude.

Para Paulo Mendes, o mesmo documento “reflete a posição do atual executivo em contrair a lógica de implementação de políticas com base em perceções, mas sim como no pressuposto de um conhecimento rigoroso e atualizado das diferentes dimensões e expectativas dos destinatários das medidas e de uma auscultação consequente”.

Com este passo, adiantou, “Ponta Delgada integra o universo de menos 10% dos municípios nacionais que têm um plano direcionado para a juventude”.

Paulo Mendes reforçou o apelo para a participação dos jovens e das suas associações representativas na elaboração deste plano municipal, sendo que é expectável uma primeira versão do plano antes do final do ano.

Refira-se, entretanto, que Ponta Delgada passou a ser membro efetivo da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, para implementação e otimização de Políticas Locais de Juventude. Esta é uma iniciativa da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis.

AA/CMPD