Ponta Delgada mantém apoios a entidades desportivas do concelho

A Câmara Municipal de Ponta Delgada volta a manter este ano os apoios às entidades desportivas do concelho, num montante global de 240 mil euros para as 97 candidaturas aprovadas. A Presidente da autarquia, procedeu à assinatura do contrato-programa com a Associação Lion Gate Academy.

Face às medidas de combate à pandemia, a única sessão pública e simbólica de assinatura dos contratos-programa decorreu esta manhã nos Paços do Concelho, onde participaram, além de Maria José Lemos Duarte, o Vice-Presidente da autarquia, Pedro Furtado, e representantes da Lion Gate Academy.

A escolha desta Associação para simbolizar a assinatura dos contratos-programa teve que ver com o facto de esta ser a primeira vez que a entidade concorre aos apoios municipais. A Lion Gate Academy trabalha com crianças desfavorecidas de São Roque no âmbito de um projeto de intervenção social que envolve o desporto.

Cada uma das restantes 96 candidaturas aprovadas irão assinar os respetivos protocolos de apoio financeiro no Gabinete de Apoio ao Desporto, tal como ocorreu no ano passado, recebendo as verbas durante o mês de maio.

As candidaturas foram aprovadas de acordo com o estabelecido no Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto e à Atividade Física e Recreativa, criado com o objetivo de introduzir regras transparentes e universais na relação entre a autarquia e as entidades, com particular destaque para a previsibilidade da gestão, racionalidade dos recursos disponíveis e parâmetros quantitativos e qualitativos reconhecidos.

No ano passado, a Câmara Municipal de Ponta Delgada já havia mantido os apoios que se destinam a suportar os custos com a formação, com o desporto escolar, com o desporto adaptado e com o desporto para todas as idades, não obstante a interrupção das atividades e face às necessidades das entidades desportivas.

Além da manutenção destes apoios anuais, a autarquia implementou medidas excecionais como resposta aos efeitos da pandemia na vida das associações e das entidades desportivas e que contribuíram, por exemplo, para fazer face às despesas decorrentes do seu funcionamento.

AA/CMPD