Ponta Delgada participa no exercício nacional “A Terra Treme”

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada participa no exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”. O exercício realiza-se a 5 de novembro, Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, às 11h05.

O exercício tem a duração de 1 minuto e visa capacitar a população, individual ou coletivamente, para a adoção de medidas preventivas e de autoproteção, antes, durante e depois de um sismo através da execução de 3 gestos simples: Baixar-Proteger-Aguardar. Esta é, de resto, a melhor resposta para a proteção em caso de sismo que pode, inclusivamente, salvar vidas.

Uma vez que os Açores são particularmente sensíveis ao risco sísmico e que, consequentemente, se torna pertinente ter sempre presente a adoção de comportamentos de segurança, proteção e resiliência face à probabilidade de ocorrência de um evento sísmico, o Município de Ponta Delgada, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, associa-se a este evento público de âmbito nacional.

Primeiramente, através da divulgação deste exercício junto dos seus colaboradores e dos munícipes em geral e, depois, informar sobre as múltiplas formas de participação.

Por exemplo, todos os interessados poderão registar-se individualmente no sítio digital www.aterratreme.pt/inscreva-se.

Depois, os mesmos interessados poderão responder a um inquérito relacionado com o grau de perceção do risco sísmico www.aterratreme.pt/inquerito.

Tendo em conta a situação pandémica associada à Covid-19, a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações das autoridades de Saúde.
Em 2020, o exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, assinala a sua 8ª edição.

De salientar que, em 2019, o “Terra Trema” teve uma participação bastante significativa no todo nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira: 187.217 indivíduos de organismos públicos e empresas; 530.427 da comunidade escolar; 56.079 particulares.

Todas as informações podem ser consultadas através do portal www.aterratreme.pt.

AA/CMPD