Ponta Delgada recebe mais de 400 atletas regionais, nacionais e internacionais

A VII Meia Maratona Juventude Ilha Verde, que se realiza em Ponta Delgada no próximo domingo, dia 7 de novembro, a partir das 10h00, conta com a inscrição de mais de 400 atletas regionais, nacionais e internacionais.

A única prova classificada dos Açores, que tem o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Ponta Delgada, é mais abrangente do que nos anos anteriores, uma vez que engloba o Campeonato do Mundo e Europeu Meia Maratona Virtus e o Campeonato Nacional de Veteranos (ANAV).

O programa da prova foi apresentado esta manhã, em conferência de Imprensa, no Auditório Natália Correia, na Fajã de Baixo, por Paulo Costa, Presidente do Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde, entidade organizadora.

Na conferência de Imprensa, o Vice-presidente da autarquia, Pedro Furtado, referiu que a Meia Maratona já conquistou, por mérito próprio, o seu lugar a nível regional, nacional e internacional.

O autarca evidenciou o facto da prova despertar um cada vez maior interesse por parte dos atletas regionais, nacionais e internacionais, salientando que o mérito é do Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde.

“Esta é uma prova que contribui para o incremento da mobilidade, mas também para a promoção turística de Ponta Delgada e dos Açores e, em tempo de pandemia, torna-se numa das principais alavancas da retoma económica” – frisou, acentuando que “o Desporto é um importante incremento de divulgação turística da nossa cidade, do nosso concelho e dos Açores em geral, sobretudo nos tempos presentes em que começamos a sair lentamente de uma pandemia que impediu a realização de muitas provas desportivas”.

Relativamente ao Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde, Pedro Furtado referiu que o mesmo tem tido um crescimento assinalável nos últimos anos, com a realização da Meia Maratona. Um crescimento que é, agora, reconhecido além fronteiras, tendo em conta as provas nacionais e internacionais que traz até Ponta Delgada em 2021”.

E estas provas assumem ainda maior relevância porque, adiantou, consideram “o desporto para todas as idades e o desporto adaptado. Esta é uma prova digna de registo e a Câmara de Ponta Delgada estará sempre disponível para apoiar a mesma em termos financeiros e logísticos”.

Sete provas incluídas na Meia Maratona

Por seu lado, Paulo Costa, do Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e apresentou o vasto programa do grande evento desportivo de domingo em Ponta Delgada.

No Campeonato do Mundo e Europeu Meia Maratona Virtus marcarão presença 7 países, nomeadamente, Polónia, Dinamarca, Portugal, Espanha, Suécia, Quénia e Itália.

O ANAV tem inscritos, até ao momento, 73 de 35 clubes (Ovar, Grecas, Póvoa, São João da Serra, Sporting de Espinho, Funchal, Belenenses, ACM e Recreio de Águeda).

A prova Mini Campeões (1.300 metros) destina-se a benjamins, infantis, iniciados e desporto adaptado; a Caminhada (5.250 metros) a todos os interessados; Corrida dos Campeões (5.250 metros) aos escalões juvenis masculinos e femininos; a Mini Maratona Ponta Delgada (10.549 metros) aos escalões de juniores, seniores e veteranos; a Meia Maratona (21.098 metros) aos escalões de juniores, seniores e veteranos.

O valor simbólico da inscrição é de 5 euros, com oferta de T-shirt, dorsal, água, barra de cereais e a medalha a cada um dos participantes.

A prova tem início nas Portas da Cidade (a meta será no mesmo local), com o seguinte percurso: Avenida Infante D. Henrique, Avenida Dr. João Bosco Mota Amaral, Avenida do Mar (retorno junto ao Forno da Cal), Avenida Kopke, Rua Eng.º Abel Fernando Coutinho, Rua Padre Fernando Vieira Gomes e Rua Baden Powell (retorno).

As inscrições poderão ser feitas através da Associação de Atletismo de São Miguel, onde os interessados poderão levantar dorsal e T-shirt ou no próprio dia da prova entre as 80h30 e as 09h30.

AA/CMPD