Ponto de situação da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje, dia 26 de abril, foram contabilizados 113 sismos, um dos quais sentido pela população. No dia de ontem foram registados 194 sismos, tendo a atividade sísmica aumentado em relação ao dia anterior. A maioria dos eventos registados, até ao momento, é de baixa magnitude e evidencia uma origem de natureza tectónica.

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), os registos do trabalho de campo continuam a não revelar, até à data, a identificação de qualquer anomalia. O CIVISA continua também a proceder ao tratamento de imagens de satélite que, de acordo com os últimos dados disponíveis, não revelaram qualquer deformação significativa.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do Açores (SRPCBA), em coordenação com o Comando Operacional dos Açores (COA), mantém o seu estado de prontidão e vigilância com o dispositivo e capacidades instaladas na ilha de São Jorge para reagir em caso de necessidade.

Tendo em atenção que o CIVISA mantém o nível de Alerta V4, recomenda-se à população que continue a seguir as informações e as indicações das entidades oficiais.

Desde o dia 19 de março até à data de hoje, foram registados mais de 30.503 sismos, dos quais 259 sentidos pela população.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.  

AA/SRPCBA