Portal da Açorianidade reúne ‘sites’ dedicados às comunidades

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores vai criar uma plataforma única que congregará todos os ‘sites’ geridos pela Direção Regional das Comunidades num único espaço digital, designado como “Portal da Açorianidade”.

A nova plataforma vai articular e potenciar quase uma dezena de ‘sites’ oficiais, que se encontram dispersos na Internet, sobre as manifestações culturais dos Açores com expressão significativa nas comunidades açorianas do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Uruguai.

Esta iniciativa é anunciada no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Internet, anualmente celebrado a 17 de maio, desde que foi proclamado pela Organização das Nações Unidas em 2006.

O Portal da Açorianidade será lançado no segundo semestre deste ano e disponibilizará no mesmo espaço os ‘sites’ “Roteiro das Festas do Espírito Santo nos Açores e nas Comunidades”, “Roteiro dos Grupos Folclóricos dos Açores e das Comunidades”, “Roteiro das Bandas Filarmónicas dos Açores e das Comunidades”, “Conselho Mundial das Casas dos Açores” e “Açorianos no Mundo”.

Este portal irá ainda receber a nova versão do ‘site’ “Comunidades Açorianas”, que se encontra em processo de remodelação, bem como as ligações de acesso a dois novos projetos em fase de construção: o “Catálogo Digital da Bibliografia Geral da Diáspora Açoriana” e a “Visita Virtual à Coleção de Memórias da Direção Regional das Comunidades”.

O Portal da Açorianidade irá, assim, permitir que os utilizadores possam aceder a todos os conteúdos num só espaço, facilitando a sua pesquisa e centrando numa só plataforma várias temáticas de interesse comum para as comunidades açorianas.

AA/GRA