Presidente da Câmara de PDL felicita Casa dos Açores em Lisboa pelo seu 94.º aniversário

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada felicitou a Casa dos Açores em Lisboa pela celebração do seu 94.º aniversário e enalteceu o “inesgotável contributo” da mais antiga instituição representativa dos Açores no exterior, fundada em 1927, para a afirmação dos Açores e da açorianidade.

“Na Casa dos Açores em Lisboa reside a origem da valorização organizada da identidade açoriana além dos limites territoriais do nosso arquipélago. Este facto histórico constitui um motivo de orgulho e uma responsabilidade para todos quantos abraçam a nobre e exigente missão de continuar a sua atividade”, afirmou Maria José Lemos Duarte.

Na mensagem enviada à instituição, publicada na edição especial da newsletter “este Mar que nos une”, a autarca sublinhou o “inestimável património social, cultural e cívico” da Casa dos Açores em Lisboa, congratulando a atual direção da instituição, presidida por Delfina Porto.
“Ao longo do seu quase um século de existência, a Casa dos Açores em Lisboa foi determinante para a manutenção de um espaço de referência para os açorianos na capital do nosso país, mas também para a defesa da identidade, a promoção dos interesses e a valorização das tradições e da cultura dos Açores”, escreve.

Maria José Lemos Duarte reafirmou ainda que “a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem na Casa dos Açores em Lisboa uma parceira para a afirmação nacional do maior concelho dos Açores, numa colaboração que é recíproca, estreita e consequente”.

“Vivemos tempos de exceção, por causa da pandemia de Covid-19, mas não podemos deixar esmorecer a nossa vivência cultural e o trabalho em rede com as Casas dos Açores pelo Mundo, empenhadas no aprofundamento do âmbito e das áreas em que podem e devem estender a sua valiosa intervenção e ação”, apontou a Presidente da Câmara de Ponta Delgada.
A Casa dos Açores em Lisboa foi fundada a 27 de março de 1927.

AA/CMPD