Presidente do Governo anuncia obras para porto das Lajes do Pico e Centro de Saúde do concelho

O Presidente do Governo Regional dos Açores anunciou, no segundo dia da visita estatutária à ilha do Pico, o avançar da reabilitação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, orçada em dois milhões de euros, e um investimento total de cerca de 13 milhões de euros na proteção do porto de pesca e reforço do molhe.

José Manuel Bolieiro falava após o Governo Regional se ter reunido com a Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum, e respetivo elenco camarário.

No que refere ao Centro de Saúde, o objetivo é não adiar mais o “inadiável”, e garantir qualidade aos moradores no concelho.

“Esperamos ter o projeto concluído até fim de 2021 e um prazo de execução de 14 meses. A par da edificação, serão reforçados os recursos humanos e um aumento significativo de consultas a que terão direito”, declarou o governante.

Já o investimento de 13 milhões de euros na proteção do porto de pesca e reforço do molhe das Lajes do Pico tem um prazo previsto de três anos.

“Esta obra está já em curso. Estamos a fazer os pré-fabricados na Madalena para serem aqui colocados, desde há cerca de três meses. A obra rondará os 13 milhões de euros, a realizar em 36 meses, e vai assegurar boa proteção do porto e do reforço do molhe. Com isso, todo o ordenamento do espaço será compatível com a melhoria significativa deste porto nas Lajes do Pico”, vincou o governante.

O presidente do Governo adiantou ainda que está previsto no Plano e Orçamento para 2022 um valor de 1,7 milhões de euros para requalificar o matadouro da ilha do Pico.

AA/GRA