Presidente do Governo atestou alegria de milhares com regresso das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra

O Presidente do Governo Regional dos Açores foi o convidado de honra das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra deste ano, tendo já comprovado a alegria de muitos milhares com este “regresso à normalidade” depois da interrupção motivada pela covid-19.

“Estou muito satisfeito e muito feliz porque vi nas pessoas uma enorme satisfação com este regresso à normalidade”, declarou o governante no sábado, falando após liderar o Cortejo Etnográfico das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra.

O “amor às raízes” e a “devoção ao Espírito Santo” foram elementos destacados pelo Presidente do Governo, que elogiou ainda a “fraternidade” de todos os presentes, “verdadeiros irmãos no convívio, sem distinção” de qualquer tipo.

Na sexta-feira, na abertura das festas, José Manuel Bolieiro havia já declarado sentir-se “em casa” na Nova Inglaterra: “Estou aqui como se estivesse em casa, vendo esta comunidade vivenciando com a maior intensidade as nossas tradições”, sublinhou então.

Nessa mesma noite, José Manuel Bolieiro foi ainda entronizado confrade da primeira confraria de gastronomia açoriana dos Estados Unidos da América.

Hoje, domingo, o Presidente do Governo participa na Missa Solene das Grandes Festas e, posteriormente, na Coroação da cerimónia.

Nestes dias de trabalho nos Estados Unidos estão ainda previstas, além de outras iniciativas, a apresentação do projeto editorial Bellis Azórica, para a edição americana de obras emblemáticas da literatura açoriana, ou a visita a uma exposição evocativa do pintor Domingos Rebelo, em New Bedford.

AA/GRA