Presidente do Governo congratula PSP nos Açores pelo apoio dado nas cercas sanitárias

O Presidente do Governo expressou a sua gratidão à Polícia de Segurança Pública dos Açores pela colaboração no âmbito das cercas sanitárias.

À margem de uma audiência com o Comandante Regional da PSP nos Açores, no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro referiu que “as razões de saúde pública, epidemiológicas e sanitárias em Rabo de Peixe não deixaram alternativa às medidas restritivas, sendo que o evoluir epidemiológico tem sido positivo, no sentido em que há uma diminuição do índice de transmissão comunitária”.

Segundo o chefe do Executivo açoriano, o Conselho do Governo reunirá ao final do dia de hoje para, “de acordo com dados científicos e o aconselhamento independente da Autoridade de Saúde Regional, proceder a um eventual levantamento da cerca sanitária em Rabo de Peixe”, sendo certo que outras medidas restritivas deverão manter-se, uma vez que o nível de positivos é significativo.

Sobre as questões trazidas pelo Comandante da PSP nos Açores a esta audiência, José Manuel Bolieiro “afirmou que os dados específicos de criminalidade neste período de pandemia preocupam”, sublinhando, no entanto, que o nível de criminalidade é baixo, “comparativamente com a realidade nacional e internacional”.

José Manuel Bolieiro garantiu ainda que será sempre “um aliado no exercício da autonomia e da cooperação dos órgãos de Governo próprio da Região de responsabilização com as necessidades de meios e recursos da PSP”, reiterando o seu papel, também, de “provedor reivindicativo junto da República e dos órgãos de soberania para a suficiência de meios e recursos que importa ter para os Açores”.

Relativamente ao acesso a cuidados de saúde por parte dos profissionais da PSP nos Açores, o Presidente do Governo manifestou “total disponibilidade para o diálogo”, no sentido de resolver esta questão.

AA/PSP