Presidente do Governo deixa palavra de confiança a sistema educativo na retoma às atividades presenciais

O Presidente do Governo Regional dos Açores deixou uma palavra de confiança aos professores, pessoal não docente e alunos que, na ilha de São Miguel, retomaram hoje as aulas presenciais.

José Manuel Bolieiro visitou a Escola Luísa Constantina, em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, tendo-se inteirado das condições para o regresso de algumas comunidades às aulas presenciais.

Os alunos do primeiro e segundo anos do ensino básico e os do secundário que fazem exame nacional retomaram hoje as aulas presenciais na ilha de São Miguel.

Depois de saudar o povo de Rabo de Peixe pela sua atitude no contexto de pandemia, “muito resiliente, mas compreensivo e cumpridor”, o Presidente do Governo deixou uma mensagem de “enorme gratidão aos professores e colaboradores das escolas” pela sua “capacidade de sacrifício pessoal e familiar”, reiterando confiança na nova fase, mas declarando ser essencial manter a “prudência” com a covid-19.

Reconhecendo que os alunos mais novos “têm mais necessidade do contacto direto com os professores”, José Manuel Bolieiro mostrou-se ainda satisfeito com a “alegria” que lhe foi transmitida por estes e pelos professores com o regresso às aulas presenciais.

O governante reiterou ainda ser fundamental, nomeadamente em São Miguel, onde existe transmissão comunitária do vírus, que cada pessoa “valorize” eventuais sintomas e contacte telefonicamente as linhas de apoio médico a fim de ser testada à covid-19.

AA/GRA