Presidente do Governo recebeu novo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea

O Presidente do Governo Regional dos Açores recebeu em audiência o novo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o General João Cartaxo Alves, sublinhando que os açorianos “reconhecem o prestígio e o empenho” destes profissionais em diferentes áreas.

José Manuel Bolieiro destacou a presença militar, mas sobretudo a componente de apoio à Proteção Civil e deslocação de doentes interilhas ou dos Açores para o continente, quando tal se revela necessário.

Os mais de 400 doentes transportados nos Açores em 2021 “correspondem a mais de metade” do total nacional feito pela Força Aérea, o que atesta a importância desta missão no arquipélago, prosseguiu o governante.

O Presidente do Governo adiantou ainda que foi também abordada a questão da fiscalização marítima nos Açores, nomeadamente no que refere à sustentabilidade dos recursos, mais a mais quando é objetivo do Executivo atingir em 2023, sete anos antes da meta definida em termos europeus, os 30% de áreas marinhas protegidas.

Também os recentes trabalhos da Força Aérea em São Jorge, a braços com uma crise sísmica, foram enaltecidos pelo Presidente do Governo Regional nas declarações prestadas à imprensa no final da audiência tida no Palácio de Sant’Ana.

AA/GRA