Presidente do Governo reitera compromisso de “apoio e parceria” com a Universidade dos Açores

O Presidente do Governo Regional dos Açores reiterou o compromisso de o Executivo apoiar a Universidade dos Açores e ser parceiro da instituição para o seu desenvolvimento.

Falando no Palácio de Sant’Ana após uma audiência com o presidente do Conselho Geral da Universidade dos Açores, Elias Pereira, o Presidente do Governo sublinhou que na reunião foi “perspetivado o futuro” da instituição, mas também analisado o “legado” e os desafios atuais.

“A realidade específica da Universidade dos Açores quanto à sua tripolaridade tem sido assumida pelo Governo e pela Região de forma bem clara e solidária”, disse o governante.

E acrescentou: “Este Governo já assumiu o compromisso, e está em total cumprimento, de garantir um financiamento que este ano é de 500 mil euros, para suporte dos sobrecustos da tripolaridade, e com o compromisso de a cada ano que se segue subir esse apoio em 150 mil euros”.

José Manuel Bolieiro lembrou, todavia, que, no quadro geral do financiamento do Ensino Superior, a responsabilidade é do Estado, que “não pode deixar de reconhecer a especificidade” da Universidade dos Açores, nomeadamente em termos da sua condição ultraperiférica.

O compromisso de financiamento do atual Governo da República e do anterior Executivo Açoriano será “monitorizado” pelo XIII Governo Regional dos Açores, sendo que o tema foi abordado, revelou José Manuel Bolieiro, na recente cimeira tida em Lisboa entre os dois governos.

AA/GRA