Presidente do Governo satisfeito com investimento da NAV em Santa Maria e expectante quanto ao futuro

O Presidente do Governo Regional dos Açores esteve presente na inauguração da nova sala de operações do Centro de Controlo Oceânico (CCO) da NAV, em Santa Maria, valorizando o investimento da empresa e mostrando-se expectante quanto ao futuro do setor.

“Hoje é um dia de festa” para Santa Maria e para os Açores, declarou o governante, lembrando a “identidade” da ilha no que refere a matérias ligadas à navegação aérea.

“Acreditamos fortemente não só no histórico prestígio, mas também nesta posição geoestratégica” de Santa Maria, prosseguiu José Manuel Bolieiro, mostrando-se confiante nos investimentos nesta área e também no campo da nova economia espacial, também com presença na ilha.

Foi inaugurada a nova sala de operações do CCO, órgão responsável pelo controlo de tráfego aéreo numa área de 5,18 milhões de quilómetros quadrados do Atlântico Norte por onde viajam anualmente mais de 166 mil aviões.

A remodelação e modernização da sala de operações do CCO passou pela completa reestruturação deste espaço, destacando-se a substituição integral da plataforma tecnológica do sistema de gestão de tráfego aéreo, a instalação de uma nova infraestrutura de rede de dados e de um novo sistema de comunicações por voz, num investimento total de 5,2 milhões de euros.

A intervenção feita pela NAV Portugal na sala de operações passou igualmente pela instalação de 15 novas bancadas de operação, desenhadas para ser o mais versáteis possível, sendo totalmente manobráveis e adaptáveis em altura a cada trabalhador. Estas bancadas estão equipadas com a nova plataforma de gestão de tráfego aéreo e monitores 4K com 42”, permitindo que cada operacional adapte as diferentes janelas de trabalho de acordo com as suas preferências.

AA/GRA