Presidente do Governo visitou possíveis espaços para radar meteorológico em São Miguel

O Presidente do Governo Regional dos Açores, acompanhado da Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital e do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, visitou vários locais em São Miguel que podem receber o anunciado radar meteorológico na ilha.

Recentemente, José Manuel Bolieiro valorizou o processo de aquisição do radar para São Miguel, e também para as Flores, indicando que estes vão, entre outras características, prevenir riscos associados às alterações climáticas.

O presidente do Governo Regional agradeceu já a capacidade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de “ver nos Açores uma centralidade e uma importância, para que os radares meteorológicos aumentem a capacidade instalada no país, para os Açores, para o país e para o mundo, relativamente ao conhecimento meteorológico e a sua evolução”.

“Estamos a trabalhar em conjunto, não apenas para observar o acontecido, mas para, conhecendo um percurso de risco, prevenir da melhor forma estes riscos, que, associados às alterações climáticas, possam introduzir fenómenos extremos da natureza”, frisou José Manuel Bolieiro, em declarações após audiência recente com o Presidente do IPMA.

AA/GRA