
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevendo uma intensificação da atividade da superfície frontal fria com ondulações durante a sua passagem pelo Grupo Central, emitiu alertas para as nove ilhas dos Açores.
Para o Grupo Ocidental, o alerta amarelo refere-se a precipitação, sendo válido entre as 09H30 de hoje e as 00H00 de terça-feira, 10 de novembro. A precipitação deverá ser por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.
Já para as ilhas do Grupo Central, o IPMA emitiu aviso amarelo, referente a precipitação, entre as 18H00 de hoje e as 06H00 de terça-feira, 10 de novembro, assim como entre 15H00 e as 21H00 de terça-feira, 10 de novembro, com precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.
Emitiu igualmente aviso laranja entre as 06H00 e as 15H00 de terça-feira, 10 de novembro, com precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.
Para estas cinco ilhas, há ainda aviso amarelo referente ao vento, entre as 12H00 e as 15H00 de terça-feira, 10 de novembro, com vento de direção de sul, rodando para norte.
Já para as ilhas do Grupo Oriental, o IPMA emitiu aviso amarelo, referente a precipitação, entre as 12H00 de terça-feira, 10 de novembro, e as 12H00 de quarta-feira, 11 de novembro, com precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.
Emitiu ainda aviso amarelo referente ao vento, entre as 12H00 e as 21H00 de terça-feira, 10 de novembro, vento que terá direção de sul, rodando para norte.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas, entre outras, nomeadamente: Consolide telhados, portas e janelas; Corte ou pode as árvores próximas em risco de queda, procure informação na sua autarquia; Guarde os objetos soltos do jardim. Um objeto, mesmo que o considere leve, projetado pelo vento forte pode causar grandes prejuízos materiais e até acidentes pessoais graves; Feche bem as janelas e persianas.
Mantenha limpos os seus sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à sua residência, alerte as autoridades competentes; Não circule sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água; Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros.
Esteja atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
AA/Gacs