Programa “Açores Ativos” apresentado em Ponta Delgada

O Secretário Regional da Saúde e Desporto do Governo dos Açores apresentou, em Ponta Delgada, o novo programa regional de desporto para todos designado “Açores Ativos”, que tem como objetivo a criação de condições e oportunidades para aumentar e manter a prática da atividade física e desporto ao longo da vida.

“Pretendemos que esta iniciativa entre pela sociedade dentro e que, efetivamente, a sociedade crie esta cultura de atividade física”, destacou Clélio Meneses, na sua intervenção, numa sessão pública realizada no Pavilhão do Mar, sublinhando a importância da abrangência e regularidade.

“A atividade física deve ser desenvolvida de forma genérica, abrangente e aberta, isto é, deve ser desenvolvida em qualquer circunstância, lugar, idade, independentemente das condições físicas”, afirmou o titular da pasta do Desporto na Região.

Assim, o “Açores Ativos” destina-se a todos os segmentos da população – crianças e jovens, seniores, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis e pessoas com menos oportunidades.

Na prática, podem candidatar-se ao novo programa regional de desporto para todos “Açores Ativos”, clubes desportivos, clubes de praticantes, clubes desportivos escolares, associações promotoras de desporto e associações juvenis e outras entidades do associativismo, sem fins lucrativos.

“Este programa tem uma particularidade interessantíssima: nós sabemos o que queremos que seja feito, mas não sabemos o que vai ser feito, porque quem nos vai dizer o que vai ser feito são as organizações desportivas ou aquelas que se candidatarem ao financiamento para a realização de ações no âmbito do “Açores Ativos”, salientou o Diretor Regional do Desporto, que também esteve presente na apresentação pública desta iniciativa do Governo Regional dos Açores.

Luís Carlos Couto manifestou a expetativa do Executivo Regional em receber projetos que vão ao encontro dos propósitos da importância da atividade física e lançou o apelo aos parceiros da área desportiva numa Região que, com as suas nove ilhas, considera ser “o melhor estádio do mundo” nos seus espaços e na sua natureza.

“É com a expetativa da vossa criatividade, do conhecimento das vossas realidades e do conhecimento dos vossos públicos-alvo e do interesse das vossas populações que esperamos ser inundados de projetos, no sentido de nos obrigar a financiar aquilo que é promotor do desenvolvimento e, no caso, promotor da atividade física”, disse o Diretor Regional do Desporto.

As candidaturas estarão abertas entre 15 de outubro e 15 de novembro, podendo todos os interessados obter mais informações do programa regional de desporto para todos “Açores Ativos” junto dos Serviços de Desporto de Ilha.

Na ocasião, tempo houve para homenagear o atleta de natação adaptada Henrique Cruz, do Clube Naval de Ponta Delgada, que se destacou por ter a maior longevidade de carreira, sem interrupções, num percurso de 22 anos.

O Secretário Regional da Saúde e Desporto entregou um diploma a este atleta micaelense de 38 anos de idade, federado desde 1999, reconhecendo a sua resiliência e superação.

O programa da apresentação do novo programa regional de desporto para todos “Açores Ativos” incluiu ainda o lançamento de um vídeo promocional, precedido por uma demonstração de ginástica aeróbica pelos atletas do Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada.

AA/GRA