Programa ESA BIC Portugal garante apoio de 50 mil euros a projetos inovadores nos Açores

A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital participou no ESA BIC PT Açores Roadshow @ São Miguel, que teve lugar no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia da Região Autónoma dos Açores.

Este evento, organizado pelo Instituto Pedro Nunes, insere-se no âmbito da participação da NONAGON, enquanto membro da rede nacional de Incubadoras da Agência Espacial Europeia, ESA BIC Portugal.

A iniciativa teve como objetivo a divulgação do modelo de candidatura associado ao sistema de apoio que este programa garante, permitindo ainda aos participantes passarem a conhecer o vasto conjunto de vantagens a que as start-ups com projetos associados ao Espaço podem aceder.

O ESA BIC Portugal, programa lançado entre a Agência Especial Europeia e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, é liderado pelo Instituto Pedro Nunes de Coimbra e tem nos Açores três incubadoras públicas que integram a rede nacional que garantem o apoio de 50 mil euros a projetos inovadores que usem tecnologia espacial para utilizações industriais e comerciais não espaciais, como por exemplo a saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana, entre outras.

Os apoios concedidos têm em vista a construção de protótipos e aquisição de propriedade intelectual, apoio de negócio, apoio técnico e ainda, o acesso a uma vasta rede de potenciais clientes, parceiros e investidores.

No decorrer do evento, através do coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, Luís Santos, os presentes puderam também tomar contacto e saber mais acerca dos projetos dedicados ao Espaço e às tecnologias espaciais em desenvolvimento na Região, bem como de outros projetados para implementar no decorrer da XIII legislatura.

AA/GRA