Projeto “Faial 1 ilha – 13 freguesias” arranca em março

A Câmara Municipal da Horta vai dar início ao projeto “Faial 1 Ilha – 13 Freguesias”, a 21 de março, na freguesia da Praia do Norte.

Este renovado projeto tem o intuito de realizar, em todas as freguesias do Concelho, uma semana com atividades culturais e desportivas, “numa lógica de descentralização das ações e de acesso aos bens culturais pelas comunidades”, revelou a Vereadora da Câmara Municipal da Horta, Maria Antónia Dutra.

Para além da realização das várias modalidades desportivas e da realização de eventos culturais em cada freguesia, a responsável pela área da Cultura considerou que esta iniciativa “pretende reavivar e inovar práticas da nossa cultura que se encontram com tendência a desaparecer, através da realização de oficinas/ workshops, mostras e exposições”, preservando, dessa forma, “a memória e o património local”.

Maria Antónia Dutra pretende, também, que o “Faial 1 Ilha – 13 Freguesias” crie “condições para o aparecimento de novos valores artísticos em diferentes áreas, cruzando as artes tradicionais com as contemporâneas”, com a recuperação das tradições locais, como a etnografia, música e literatura popular, artesanato e gastronomia, bem como deixa o repto à população para cedência de registos fotográficos/ digitais, de recordações pessoais e familiares das gentes da freguesia.

“O objetivo do Município é resgatar o passado e dar a conhecer a nossa história”, afirmou a Vereadora, garantindo que “será possível ter um novo olhar sobre a identidade cultural e social de cada freguesia e da ilha do Faial através de fotografias, postais, documentos, livros, objetos e até mesmo de recordações”.

Este ano comemora-se os 25 anos do projeto municipal de Animação, Cultura e Desporto nas freguesias da ilha, uma data que era para ter sido celebrada em 2020, mas que devido à situação pandémica foi adiada.

De momento, já se encontram a decorrer as inscrições para as atividades da freguesia da Praia do Norte.

AA/CMH