Projeto para Melhoria do Conhecimento da Localização e Estado de Conservação dos Solos Orgânicos e Turfeiras e Monitorização do Stock de Carbono

Nos Açores, estima-se que possa ter existido, no passado, uma área aproximada de 350 Km2 de turfeiras, sendo que, atualmente, apenas 30% desta área se mantém.

Desta forma, deve existir uma política de reforço para proteção, conservação e restauro destes habitats, essenciais na fixação de carbono, na regulação do ciclo hidrológico e na promoção da biodiversidade açoriana.

No âmbito do financiamento REACT-EU (Recuperação e Coesão dos Territórios Europeus), a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, está a desenvolver um projeto de melhoria do conhecimento da localização e do estado de conservação dos solos orgânicos e das turfeiras e monitorização do stock de carbono, com financiamento de dois milhões e duzentos mil euros.

No âmbito deste projeto, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas pretende adquirir terrenos com turfeiras, a fim de proceder à preservação destes habitats.

Assim, informam-se todos os proprietários de terrenos com turfeiras na Região, que, em caso de interesse na venda dos mesmos, deverão contactar a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através do correio eletrónico: info.draac@azores.gov.pt.

AA/GRA