Projeto “Reencontro com as raízes” estreita ligações com a diáspora lagoense

De 29 de julho a 2 de agosto, a Câmara Municipal de Lagoa irá desenvolver uma dinâmica intitulada “Reencontro com as Raízes”, que pretende fortalecer e estreitar as ligações com a Diáspora lagoense.

Inserida nas comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e sede de concelho e dos 10 anos de cidade, esta iniciativa tem como principal objetivo criar uma maior proximidade com a Diáspora, mas igualmente, reforçar a identidade da Lagoa fora do concelho, mais precisamente, junto dos emigrantes lagoenses.

Os laços familiares interculturais e a sua capacidade multilinguística, tornaram os emigrantes e descendentes açorianos numa ponte de comunicação e de intercâmbio entre culturas diferentes. Nesse âmbito, foi criada uma comunidade rica em memórias coletivas e com características culturais próprias, que permanece de geração em geração sem nunca esquecer a origem das suas raízes.

A Câmara Municipal de Lagoa, através desta iniciativa, visa com a participação de vários convidados, que o encontro seja fulcral no que concerne a troca de experiências entre a comunidade lagoense e a Diáspora.

De salientar que, este projeto será realizado nas cinco freguesias do concelho, para que os participantes possam partilhar o seu percurso e experiência de vida; os motivos que os levaram à emigração; a sua perceção sobre a cidade de Lagoa no passado e no presente, sendo estas algumas temáticas que serão abordadas ao longo do encontro.

Os convidados estarão presentes nos cinco dias de intervenção, sendo que, cada um é oriundo de uma freguesia do concelho, que de uma forma informal falarão das suas experiências como emigrantes, com a comunidade local. Assim, no dia 29 de julho, o encontro irá decorrer na freguesia da Ribeira Chã, em que Maria Tomásia, emigrante desta freguesia será a convidada. Por seu turno, no dia 30 de julho, na freguesia de N. Sra. do Rosário, Jorge Morais, por vídeo chamada irá representar esta freguesia, seguindo-se, no dia seguinte, o encontro em Água de Pau, que contará com a presença de Sabrina Brun. Finalmente, nos dias 1 e 2 de agosto, nas freguesias de Santa Cruz e do Cabouco, Mariano Pimentel e Norberto Aguiar serão os convidados representantes destas freguesias, respetivamente.

AA/CML