Proteção da orla costeira em São Roque do Pico é prioridade do governo

O Presidente do Governo Regional dos Açores asseverou, no âmbito da visita estatutária ao Pico, que a “proteção da orla costeira” e o “futuro ordenamento da baía” de São Roque do Pico são prioridades do Executivo Açoriano.

“No orçamento corrente, assumimos o compromisso de estudos. Para 2022, há a garantia de um projeto para esse efeito e, após o projeto, de uma candidatura na programação financeira 2021 – 2027”, referiu o governante, falando no perigo do “galgamento do mar” como um dos motivos para a intervenção.

O Presidente do Governo falava após uma reunião com o Presidente da Câmara de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, e respeito elenco camarário.

Para “médio e longo prazo” haverá, com a implementação da obra e o ordenamento da baía, maiores oportunidades para áreas como a pesca ou embarcações de recreio.

“É este o plano estratégico e que pode ter efeitos multiplicadores”, acrescentou o governante, reiterando, todavia, a prioridade nesta fase à proteção da orla costeira.

Na reunião, à imagem dos outros encontros com os autarcas, foram elencadas “prioridades” para a governação e definidos “objetivos” em diversas matérias, tendo as acessibilidades e questões referentes aos cuidados de saúde sido alguns dos pontos em destaque.

Caminhos agrícolas e a disponibilidade e acessibilidade de água para consumo humano e agricultura foram também temas abordados pelos intervenientes.

AA/GRA