Provedor do Animal vai defender todos os animais

“A criação do Provedor do Animal, que vai zelar pelo bem-estar de todos os animais – e não apenas dos animais de companhia, – é um passo em frente na evolução civilizacional que a defesa dos animais representa, disse a Alexandra Manes.

A deputada do Bloco salientou ainda que “a criação do Provedor do Animal não retira, de forma nenhuma, a importância das associações de defesa dos animais, que devem continuar a ser acarinhadas, respeitadas e apoiadas”.

Segundo o Bloco de Esquerda os partidos da coligação tentaram limitar a atuação do Provedor do Animal, retirando os animais de produção da sua alçada, mas houve uma maioria de deputados que se opôs a essa intenção. Esta questão, que se tornou o centro do debate, foi levantada no debate em primeiro lugar pela deputada Alexandra Manes.

A inclusão da defesa de todos os animais nas competências do Provedor do Animal é importante porque, segundo referiu a deputada do Bloco de Esquerda, também existem situações de maus tratos nas explorações agrícolas.

“Exige-se, agora, que o Provedor do Animal, que será eleito por este parlamento, esteja à altura das suas responsabilidades”, salientou a deputada.

AA/BE